Seja bem vindo, você também

sábado, 24 de outubro de 2009

Dicas de modelagem 3d com círculos, no blender.



Oi...

Como já devem ter percebido, a maioria dos objetos 3d que compõem as imagens que faço no blender, eu costumo iniciar com círculos, e realmente é possível fazer muita coisa com eles, afinal, após determinar o número de vértices que estes venham a ter, podemos fazer desde triângulos ( três vértices), quadrados (quatro vértices), pentágonos, hexágono e assim por diante. Portanto, após termos escolhido o tipo de objeto 3d a ser confeccionado, e ter clicado (seta branca) adicionar (add), malha (mash) e círculo (circle), e decidido o número mínimo de vértices ao seu desenvolvimento, podemos através de seleções com o mouse nas vértices escolhidas, extrusões (E), e “enters” seguidos de escalonamentos (S), iniciarmos alguns sólidos geométricos como mostrados na imagem.

A imagem mostra a janela do blender em modo de edição na forma que eu o utilizo para trabalhar, gosto de manter os quatro modos de visão abertos; lado superior esquerdo: view top (7), superior direito: view frontal (1), inferior esquerdo: view lado (3) e inferior direito: view perspectiva (5). Outra dica minha em relação às viewports, é que procuro mantê-las sempre no modo ortográfico (5).

Em relação aos objetos em edição, eu os mantenho sempre no modo de exibição aramado (wireframe) nas três primeiras viewports, e na viewport de perspectiva eu os uso no modo sólido (solid), assim fica bem mais fácil selecionar as faces, dos mesmos, isoladamente. No entanto, faço muitas alternâncias entre as viewports e o modos de exibição destes objetos durante o processo de modelagem, sendo que nada, obrigatoriamente, deve ser feito desse jeito, cada um escolhe a forma que mais lhe convier, o que vale mesmo é o resultado, se ficar legal...

Desculpe se não me expressei de forma mais clara, mas espero que tenha colaborado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário