Seja bem vindo, você também

sábado, 17 de dezembro de 2016

Paleta de cores

Paleta de cores.

De repente me bateu aqui uma curiosidade de como seria uma paleta de cores que fosse composta apenas pelas três cores; preta, branca e a vermelha?
O vermelho quando disposto sozinho, nos faz lembrar paixão e também nos lembra sangue, o que nos remete à tragédias e também ao diabo quando essas duas palavras aparecem juntas na mesma frase.
A cor preta, quando disposta sozinha, nos lembra luto, escuridão, depressão e solidão. E quando dispostas na mesma frase, essas palavras nos lembram morte e tristeza.
A branca quando aparece sozinha, apesar de ser a cor que simboliza a paz, e que realmente nos lembra isso, e também o encantamento dos vestidos de noivas. Nos "leva" também ao vazio, ao silêncio absoluto, à solidão, aos leitos de hospitais e ao ofuscamento. E ofuscamento nos lembra cegueira e também escuridão.
Na sequência, se misturarmos essas cores, estaremos caminhando para um mundo de cores secundárias, terciárias e quaternárias, onde as primárias sempre se destacariam quando dispostas ao lado delas compondo um cenário ainda mais estranho:
As secundárias são criadas a partir de duas primárias em proporções iguais.
Se misturarmos em quantidades iguais, a branca e a vermelha, teremos um vermelho esbranquiçado e meio sem graça, do tipo sorvete de morango com pouca polpa, se é que me entende. E a medida que vamos aumentando a quantidade de uma delas, o resultado vai "pesando" sempre para o lado da cor que tiver em maior quantidade.
Por outro lado, se misturarmos a preta e a vermelha, também nas mesmas proporções, teremos um marrom, que aliás, vamos aqui combinar, é uma cor pouco usada, como destaque, no "mundo visual" já que lembra chocolate, mas lembra também cocô, e a medida que vamos alterando suas proporções, mais uma vez o resultado vai pesando sempre para o lado que tiver com a quantidade maior.
E na terceira opção de mistura; entre a branca e a preta em quantidades iguais, o resultado é ainda mais "deprê": nesse caso teremos um cinza. Um cinza que nos remete, pelo seu nome, à uma cor que nem é branca e nem é preta, não é preto claro nem tampouco branco escuro já que esses nomes não fazem parte da paleta de cores, nos remete à um ambiente pós incêndio, ...à um ambiente tórrido, com um ar asfixiante, enevoado por tirnas esvoaçantes e totalmente sem vida e sem graça nenhuma mesmo.
As terciárias são composições feitas a partir das secundárias; são misturas de misturas. E com certeza o resultados dessas misturas seriam cores frias e sem vida, mas que quando combinadas com as primárias, estas ultimas sempre se sobressairiam sobre as outras, pelas suas características próprias, remetendo nossas lembranças àqueles mesmos sentimentos iniciais o que seria um tédio só, e as vezes me fico a pensar: - De como seriam dispostas as cores da bandeira brasileira se só existissem essas três  cores?!
Bandeira brasileira estilizada
E é por ser um bom brasileiro, que prefiro que a paleta de cores seja feita a partir das três cores primárias padrão: vermelho, amarelo e azul, pois com vermelho e o amarelo misturados nas mesmas proporções, criamos o laranja. Com o vermelho e o azul misturados nas mesmas proporções, criamos o violeta. Com o azul e o amarelo misturados nas mesmas proporções, criamos também o verde. Mas não acaba ainda. A partir daí, podemos criar as terciárias, as quaternárias, e podemos chegar a um número infinito de cores, inclusive o preto e também o branco, que é resultado da mistura de todas elas. E mais ainda; com o resultado dessa infinidade de cores, nos torna possível escolhermos algumas delas e pintarmos todas as bandeiras do mundo, tanto das cidades, quanto dos estados, e também dos países, inclusive a nossa, que acredito ser ainda a preferida em termos de beleza por nós brasileiros, principalmente devidos suas cores vivas, contrastantes e bonitas.
Acredito, que, para que um país das dimensões do Brasil possa continuar avançando em melhoria da nossa qualidade de vida, deva sempre existir uma segunda, uma terceira, assim como uma quarta, e infinitas possibilidades de idéias e de vozes, falando, discutindo, concordando, ou discordando do que nos é proposto pelos nossos governantes, mesmo que estas vozes sejam representadas pelo que chamamos de oposição, pois acho que somente assim, enquanto essas infinidades de idéias continuarem a se convergirem em pontos de decisões importantes para a população, ainda teremos liberdade para sonhar com todas as cores. Já o contrário, quando o direito de reação pelos que também foram eleitos por brasileiros, e que hoje nos representam como oposição, lhes for tirado, com a atual alegação denominada de “golpe”, com certeza estaremos caminhando para nos contentarmos a limitação de podermos apreciar apenas as  primárias, as secundárias, as terciárias e quaternárias, assim como as outras tantas e sem graça cores da primeira paleta.

A ilustração da bandeira foi produzida por mim, e usei o programa de modelagem Blender 3d.
Nota: Esse texto tem conotações meramente artísticas, mas com um pouco de política.
Bem pessoal, por enquanto é só. Fico muito grato pela suas visitas, e espero que tenham gostado. E sintam-se a vontade para dar suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário